Acho que tô grávida…

A menstruação atrasou. O peito tá estranho. A TPM veio diferente (ou nem veio). E aí bate aquela dúvida: será?

O MUNDO NOVO DA GESTAÇÃO

5/8/20242 min read

a close up of two electronic devices on a table
a close up of two electronic devices on a table

Se você tá nesse momento entre o “acho que sim” e o “meu Deus, será?”, respira. Vem cá que a gente vai conversar sobre os primeiros passos pra entender o que tá acontecendo com o seu corpo.

1. Qual teste de farmácia comprar?

A maioria dos testes hoje em dia são bem confiáveis e funcionam a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Marcas conhecidas como Clearblue, Confirme e Needs são boas opções — mas até as versões mais simples costumam funcionar bem.

Dica de amiga: leia as instruções antes de fazer (sim, mesmo!) e tente usar a primeira urina do dia, que costuma estar mais concentrada.

2. E se der positivo?

Se der positivo, marca uma consulta com gineco/obstetra o quanto antes. Mesmo se você ainda estiver meio em choque. É nessa consulta que vão confirmar a gravidez, pedir exames de sangue e já começar a falar sobre pré-natal.

3. E se der negativo?

Negativo e nada de menstruação? Pode ser cedo demais. Espera alguns dias e repete. Se continuar negativo e o ciclo seguir desregulado, aí vale procurar um médico pra investigar melhor.

4. Sintomas comuns no comecinho

Cada corpo é um corpo, mas alguns sinais bem frequentes nos primeiros dias/ semanas de gravidez são:

Sensibilidade nos seios
Sono e cansaço
Alterações de humor
Enjoo ou aversão a cheiros
Atraso menstrual
Cólicas leves

Se você se identificou com alguns, pode ser um sinal — mas só o teste (e depois o exame de sangue) confirmam mesmo, tá?

5. Não precisa saber tudo agora

O início é confuso mesmo. É ok se sentir perdida, nervosa ou até assustada. Você não precisa dar conta de tudo de uma vez. Vai respirando, se cercando de informação e cuidando de você nesse processo.

Importante:
Esse blog é um espaço de troca e acolhimento, escrito por uma mãe — mas eu não sou médica nem profissional de saúde. Tudo aqui vem da experiência, da pesquisa e da vontade de compartilhar, mas nada substitui a orientação médica, ok?

E aí, mami? Fez o teste? Me conta como você tá se sentindo?